ABERTURA DE IGREJAS
Descrevemos aqui os passos para que você possa organizar a documentação necessária para dar entrada na legalização da sua igreja, conforme a lei 6.015/73 (arts. 120 e 121). Os documentos descritos são necessários para que seja feita a solicitação da abertura da igreja em cartório, para obtenção do Registro Inicial da igreja. Lembramos que será bem melhor se você contratar um escritório que seja apto para realizar essa tarefa.
-
Ata de Fundação da Igreja
-
Estatuto da Igreja
-
Registro de Associações
-
Cópias do Estatuto
-
Documentação dos Associados e Fundadores
-
Cartório
-
C.N.P.J. - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica
-
I.M. - Inscrição Municipal

ATA DE FUNDAÇÃO DA IGREJA
Trata-se de uma Ata comum de reunião, contendo os dados completos dos participantes, motivo da reunião, conclusão e encerramento (conforme modelo disponibilizado para download). Após redigir esse documento, verifique se há erros a serem corrigidos, imprima em papel ofício branco ou timbrado, sem rasurar. São necessários no mínimo oito membros para dar entrada no processo de abertura da igreja. O representante legal descrito na Ata (presidente ou líder) será a única pessoa a assinar a Ata nesse momento.
Você poderá fazer o download do modelo:
ESTATUTO DA IGREJA
O Estatuto deverá ser redigido obedecendo a sequencia estabelecida em Capítulos, Artigos (sequenciais) e parágrafos (quando houver a necessidade). Algumas informações são obrigatórias no Estatuto, como:
-
O nome da igreja, o endereço da sede, o tempo de sua duração e a finalidade;
-
A forma de administração e representatividade social, ativa e passiva, judicial e extrajudicial;
-
Forma legal de como o Estatuto poderá ser alterado se for necessário;
-
Direitos e Deveres tanto da diretoria como dos membros sociais da igreja;
-
Caso haja a necessidade de fechamento da igreja, como serão divididas as partes de seu patrimônio.
Você poderá fazer o download do modelo:
DOCUMENTOS DOS ASSOCIADOS E FUNDADORES
Todos os documentos devem ser levados para a solicitação da abertura, do presidente (caso haja: representante legal, associados, fundadores) e dos oito membros que estão participando da abertura da igreja: RG, CPF, comprovante de residência (talvez comprovante da profissão e Título Eleitoral).
CARTÓRIO
O oficial do cartório irá conferir e verificar se todos os documentos para o registro estão corretos e em ordem. Se sim, ele irá fazer o lançamento da certidão de registro e devolverá uma via do estatuto com o número de ordem, livro e folha onde foi lançado.
Temos em mãos o registro inicial da Associação. Agora você deverá solicitar o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), que é realizado na Delegacia da Receita Federal do seu estado.
SOLICITAÇÃO DO C.N.P.J.
Atente para a necessidade dos seguintes documentos. A Solicitação e a Ficha de Cadastro estão disponibilizados no site da Receita Federal.
-
Duas vias do Documento básico de entrada;
-
Uma ficha preenchida de cadastro de pessoa jurídica;
-
Quadro de associados que foi utilizado para o registro no cartório.
SOLICITAÇÃO DA I.E. - INSCRIÇÃO MUNICIPAL
Agora o CNPJ já foi solicitado, é necessário fazer a solicitação da Inscrição Municipal da igreja, na prefeitura da cidade onde a igreja está estabelecida. Essa solicitação é feita com o preenchimento do formulário disponibilizado na própria prefeitura. A maioria das prefeituras disponibilizam o formulário no site para que você possa fazer com calma e juntar todos os documentos que estarão sendo solicitados.